Visagricola

Boletins Agricolas

Aviso Agricola Dão Nº5/19

Aviso Agricola Dão Nº5/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Mildio: Prevê-se o aparecimento de manchas de míldio a partir de 24 de abril. Atendendo à continuação de tempo instável, recomenda-se a realização de tratamento, posicionando-o antes do aparecimento das manchas. MACIEIRA, Pedrado: O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê continuação de tempo instável, com ocorrência de precipitação.

Aviso Agricola Dão Nº4/19

Aviso Agricola Dão Nº4/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Pedrado: A precipitação ocorrida durante o fim de semana provocou a lavagem do produto aplicado. Considerando o elevado numero de pseudotecas maduras e de horas de folha molhada, aconselhamos a renovação imediata do tratamento. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Face ao elevado risco de infeção, aconselhamos que continue a manter a cultura protegida. VINHA, Oídio: Recomenda-se a realização de tratamento para o oídio da videira à medida que a vinha for atingindo os estados fenológicos de folhas livres (E) a cachos visíveis (F) (…)

Aviso Agricola Dão Nº3/19

Aviso Agricola Dão Nº3/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Escoriose: As vinhas da região encontram-se no estado de “saída das folhas” (estado D), apresentando-se algumas já no estado de “folhas livres” (estado E), fase fundamental no controlo da escoriose. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Deve manter a cultura protegida para a lepra até ao vingamento dos frutos. OLIVEIRA, Olho-de-Pavão e Cercosporiose: Já foram observados sintomas de Olho-de-Pavão e Cercosporiose nos olivais mantidos sob observação.

Aviso Agricola Dão Nº2/19

Aviso Agricola Dão Nº2/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Formas hibernantes de aranhiço vermelho, cochonilha de S. José e afídeos: Recomenda-se a aplicação de Óleo Parafínico o mais próximo possível do abrolhamento. Este produto atua por contato, forma uma pelicula e causa a morte do inimigo por asfixia. OLIVEIRA, Olho-de-Pavão: Os olivais da região já se encontram no estado B – Início vegetativo. Recomendamos a sua proteção até ao estado C – aparecimento dos botões florais.

Aviso Agricola Dão Nº1/19

Aviso Agricola Dão Nº1/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, A poda é uma das medidas culturais determinantes para reduzir a incidência de um conjunto de problemas fitossanitários que afetam a cultura, nomeadamente, o Cancro Europeu. Deste modo preconizam-se algumas práticas culturais que visam evitar a dispersão da doença. VINHA, Escoriose: A escoriose é uma doença que provoca fendilhamentos nos entrenós da base dos novos lançamentos, enfraquecendo-os e provocando a morte de olhos da base da vara.

Aviso Agricola Dão Nº16/18

Aviso Agricola Dão Nº16/18

Boletins Agricolas |

TRATAMENTOS DE INVERNO: A realização de tratamentos de Inverno contribui para a redução do inóculo de doenças e, consequentemente, a sua incidência durante o ciclo vegetativo. Deve ter em consideração, que os produtos utilizados atuam por contacto e, por isso, deve ser realizado tratamento com tempo seco molhando bem toda a árvore. Relembramos que precipitações superiores a 25 a 30 litros/m2 lavam o produto aplicado.

Aviso Agricola Dão Nº15/18

Aviso Agricola Dão Nº15/18

Boletins Agricolas |

OLIVEIRA, Gafa e Olho-de-Pavão: A Gafa afeta em particular os frutos e o Olho-de-Pavão as folhas. Caso não sejam controladas, estas doenças podem conduzir a perdas significativas de azeitona e desfoliações intensas,  respetivamente. A chuva ocorrida irá desencadear contaminações e, por este motivo, deve realizar imediatamente um tratamento com um produto à base de cobre (…)

Aviso Agricola Dão Nº14/18

Aviso Agricola Dão Nº14/18

Boletins Agricolas |

OLIVAL, Mosca da Azeitona: Observámos um aumento do número de adultos nas armadilhas e, nas variedades mais sensíveis, frutos picados, com ovos e larvas vivas, acima do Nível Económico de Ataque. As condições meteorológicas favoráveis, em particular o aumento da humidade relativa, irão promover a evolução da praga.

Aviso Agricola Dão Nº13/18

Aviso Agricola Dão Nº13/18

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Bichado da Fruta: Aconselhamos a realização de estimativa de risco. Observe 20 frutos por árvore, em 50 árvores na bordadura e interior do pomar e se contabilizar entre 5 a 10 frutos atacados, renove o tratamento assim que terminar persistência do anterior

Aviso Agricola Dão Nº12/18

Aviso Agricola Dão Nº12/18

Boletins Agricolas |

VINHA, Míldio: Registamos um forte ataque de míldio um pouco por toda a região. A humidade noturna, forte e persistente nas folhas e cachos, favorece o aparecimento de infeções secundárias.