Visagricola

Boletins Agricolas

Aviso Agricola Dão Nº10/19

Aviso Agricola Dão Nº10/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Mildio: A vinha encontra-se no início do estado de bago de ervilha. Face à precipitação ocorrida que pode dar origem a infeções de míldio no cacho, deve renovar o tratamento caso não tenha realizado o tratamento de acordo com SMS enviado. MACIEIRA, Pedrado: As condições meteorológicas encontram-se favoráveis ao desenvolvimento de novas infeções.

Aviso Agricola Dão Nº9/19

Aviso Agricola Dão Nº9/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Mildio: Devido à instabilidade do tempo e à previsão de chuva pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, aconselhamos a realização de um tratamento. MIRTILO, Drosófila da asa manchada: As elevadas temperaturas verificadas, até à data, não foram favoráveis à atividade da praga. Contudo a humidade e descida de temperatura irão promover um aumento da sua atividade.

Aviso Agricola Dão Nº8/19

Aviso Agricola Dão Nº8/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Mildio: O IPMA prevê ocorrência de precipitação para o final desta semana, início da próxima. A vinha encontra-se no estado de botões florais separados, apresentando forte crescimento. As chuvas irão encontrar a vinha desprotegida relativamente ao último tratamento recomendado para míldio. Deve renovar o tratamento para míldio. Oídio: Continue a manter a vinha protegida contra oídio.

Aviso Agricola Dão Nº7/19

Aviso Agricola Dão Nº7/19

Boletins Agricolas |

VINHA, O IPMA prevê ocorrência de precipitação a partir de meados da próxima semana. Mildio: As chuvas previstas irão encontrar a vinha no limite da proteção conferida pelo último tratamento, podendo dar origem a novas infeções. Renove o tratamento para míldio, efetuando-o de preferência antes das chuvas previstas.

Aviso Agricola Dão Nº6/19

Aviso Agricola Dão Nº6/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Pedrado: Já foram observadas manchas de pedrado, conforme informação emitida na Circular anterior. As condições meteorológicas verificadas durante o ultimo período de precipitação, condicionaram o posicionamento e eficácia da estratégia fitossanitária. Bichado da Fruta: Já foram intercetados adultos de Bichado-da-Fruta nas armadilhas instaladas nos nossos Postos de Observação Biológica.

Aviso Agricola Dão Nº5/19

Aviso Agricola Dão Nº5/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Mildio: Prevê-se o aparecimento de manchas de míldio a partir de 24 de abril. Atendendo à continuação de tempo instável, recomenda-se a realização de tratamento, posicionando-o antes do aparecimento das manchas. MACIEIRA, Pedrado: O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê continuação de tempo instável, com ocorrência de precipitação.

Aviso Agricola Dão Nº4/19

Aviso Agricola Dão Nº4/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Pedrado: A precipitação ocorrida durante o fim de semana provocou a lavagem do produto aplicado. Considerando o elevado numero de pseudotecas maduras e de horas de folha molhada, aconselhamos a renovação imediata do tratamento. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Face ao elevado risco de infeção, aconselhamos que continue a manter a cultura protegida. VINHA, Oídio: Recomenda-se a realização de tratamento para o oídio da videira à medida que a vinha for atingindo os estados fenológicos de folhas livres (E) a cachos visíveis (F) (…)

Aviso Agricola Dão Nº3/19

Aviso Agricola Dão Nº3/19

Boletins Agricolas |

VINHA, Escoriose: As vinhas da região encontram-se no estado de “saída das folhas” (estado D), apresentando-se algumas já no estado de “folhas livres” (estado E), fase fundamental no controlo da escoriose. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Deve manter a cultura protegida para a lepra até ao vingamento dos frutos. OLIVEIRA, Olho-de-Pavão e Cercosporiose: Já foram observados sintomas de Olho-de-Pavão e Cercosporiose nos olivais mantidos sob observação.

Aviso Agricola Dão Nº2/19

Aviso Agricola Dão Nº2/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, Formas hibernantes de aranhiço vermelho, cochonilha de S. José e afídeos: Recomenda-se a aplicação de Óleo Parafínico o mais próximo possível do abrolhamento. Este produto atua por contato, forma uma pelicula e causa a morte do inimigo por asfixia. OLIVEIRA, Olho-de-Pavão: Os olivais da região já se encontram no estado B – Início vegetativo. Recomendamos a sua proteção até ao estado C – aparecimento dos botões florais.

Aviso Agricola Dão Nº1/19

Aviso Agricola Dão Nº1/19

Boletins Agricolas |

MACIEIRA, A poda é uma das medidas culturais determinantes para reduzir a incidência de um conjunto de problemas fitossanitários que afetam a cultura, nomeadamente, o Cancro Europeu. Deste modo preconizam-se algumas práticas culturais que visam evitar a dispersão da doença. VINHA, Escoriose: A escoriose é uma doença que provoca fendilhamentos nos entrenós da base dos novos lançamentos, enfraquecendo-os e provocando a morte de olhos da base da vara.